Apicultura Agroecológica

Índice do Artigo
Apicultura Agroecológica
Introdução de Tecnologia na Criação de Abelhas sem ferrão em Assentamentos em Alagoas
Todas Páginas

alt 
Cursos Realizados em Dezembro 2010
Jequiá da Praia
Cacimbinhas



Comemoração do dia da Árvore


O Instituto Naturagro realizou no dia 24 um grande evento no Assentamento Buenos Aires, localizado no Municipio de Maragogi em comemoração ao dia da Árvore que se deu no dia 21 de setembro.
Este evento contou com a participação de representantes da comunidade envolvendo jovens, adultos, idosos e mulheres. Mostraram-se presentes tambem a presidencia do Instituto Naturagro com a presneça do presidente e tesoureiro os senhores José Crisólogo de Sales Silva e Iran Martins de Oliveira respectivamente, tal como com a presença de representantes do INCRA - AL, na pessoa do Superitentente o Sr. Estevão de Oliveira Vasconcelos.
Neste dia foram realizados palestras educativas com o tema Educação Ambiental. Neste momento o Biologo Saulo Verçosa esplanou sobre a importância de cada agricultor na conservação das áreas de APP - área de proteção permanente, reservas florestias, margens de rios e riachos, tal como a necessidade de preservar a vegetação ao entorno das nascentes.
O Instituto Naturagro por intermédio do Projeto Apicultura Agroecologica, iniciou neste dia o plantio de 3500 mudas, visando o reflorestamento do rio existente no assentamento.
Foi implantado tambem no Assentamento o Programa Adote uma Árvore, onde cada morador levou para sua casa um ou duas mudas de árvores (conforme sua vontade) com o objetivo de plantar e cuidar para que esta se desenvolva, garantindo assim a propagação de varias espécies nativa da floresta amazônica, esta ação envouvel jovens, adultos e idosos de todos os generos.
alt       alt
     Foto 01 - Palestra Educativa sobre                           FOTO 02 - Superitentende do INCRA da inicio
                     Educação Ambiental                                                     ao Programa Adote uma Árvore

alt    alt
      FOTO 03 - Beneficiários do projeto              FOTO 04 - Distribuição de ávores para os
      fazem adesão ao programa adote                                   moradores do Assentamento
      uma árvore.                                                                     Buenos Aires


Introdução de Tecnologia na Criação de Abelhas sem ferrão em Assentamentos em Alagoas


alt

As abelhas sem ferrão já foram muito comuns em todo estado de Alagoas, mas a desmatamento, o uso indiscriminado de agrotóxico e a destruição das colônias as levaram a beira da extinção. As abelhas nunca foram exploradas racionalmente nos assentamentos do Estado. Os agricultores limitavam-se à coleta, destruindo as colméias e queimando árvores onde se aninhavam. Em alguns casos, apenas colocavam os enxames em madeiras ocas e as levavam para perto de suas casas, para aproveitamento no consumo da família. Ninguém pensava na possibilidade de ganhar dinheiro com espécies nativas. Neste sentido, o Instituto Naturagro em parceria com a Petrobrás, através do Projeto de Apicultura Agroecológica, vêm introduzindo a tecnologia de criação racional de abelha sem ferrão (meliponicultura), nos assentamentos que prestam assistência. A utilização de caixa de madeira com dimensão adequada à criação e a captura de forma sustentável, evitando causar dando ao meio ambiente. 

Texto: Erivaldo Gomes de Vasconcelos

Foto: Marcos Ségio dos Reis





Curso Prático em Produção Apícola

 Curso de Formação de Custo e Preço de Venda

O Instituto Naturagro por intermédio do Projeto Apicultura Agroecológica Sustentável, irá realizar nos meses de agosto e setembro em parceria com o SEBRAE - AL três cursos sobre formação de custo e preço de venda.
O curso tem como objetivo proporcionar aos agricultores dos Assentamentos Buenos Aires - Maragogi, Boa União - Porto Calvo, Associação de Apicultores de Jequiá da Praia, ferramentas para que os agricultores possam ter conhecimento dos custos de produção  e terem subsidios para formular o preço de venda. Com isto esperamos ampliar os lucros dos agricultores familiares e apicultores.

Curso de Cooperativismo

O Projeto Apicultura Agroecológica Sustentável, no desenvolvimento de suas ações, realizou  no dia 12 de agosto, no Assentamento Paraná, situado no Município de Girau do Ponciano, um curso sobre cooperativismo. De acordo com o Coordenador do Projeto o Sr. Adriano Medeiros, "as capacitações em cooperativimos são importantes para ampliar a forma de comercialização dos produtos apicolas produzidos pelos agricultores, proporcionando condições dos produtores se organizarem em cooperativas, estrutura que dar maior poder de comercialização".
Mais informações click aqui...