Apicultura Agroecológica - Introdução de Tecnologia na Criação de Abelhas sem ferrão em Assentamentos em Alagoas

Índice do Artigo
Apicultura Agroecológica
Introdução de Tecnologia na Criação de Abelhas sem ferrão em Assentamentos em Alagoas
Todas Páginas

Introdução de Tecnologia na Criação de Abelhas sem ferrão em Assentamentos em Alagoas


alt

As abelhas sem ferrão já foram muito comuns em todo estado de Alagoas, mas a desmatamento, o uso indiscriminado de agrotóxico e a destruição das colônias as levaram a beira da extinção. As abelhas nunca foram exploradas racionalmente nos assentamentos do Estado. Os agricultores limitavam-se à coleta, destruindo as colméias e queimando árvores onde se aninhavam. Em alguns casos, apenas colocavam os enxames em madeiras ocas e as levavam para perto de suas casas, para aproveitamento no consumo da família. Ninguém pensava na possibilidade de ganhar dinheiro com espécies nativas. Neste sentido, o Instituto Naturagro em parceria com a Petrobrás, através do Projeto de Apicultura Agroecológica, vêm introduzindo a tecnologia de criação racional de abelha sem ferrão (meliponicultura), nos assentamentos que prestam assistência. A utilização de caixa de madeira com dimensão adequada à criação e a captura de forma sustentável, evitando causar dando ao meio ambiente. 

Texto: Erivaldo Gomes de Vasconcelos

Foto: Marcos Ségio dos Reis





Curso Prático em Produção Apícola

 Curso de Formação de Custo e Preço de Venda

O Instituto Naturagro por intermédio do Projeto Apicultura Agroecológica Sustentável, irá realizar nos meses de agosto e setembro em parceria com o SEBRAE - AL três cursos sobre formação de custo e preço de venda.
O curso tem como objetivo proporcionar aos agricultores dos Assentamentos Buenos Aires - Maragogi, Boa União - Porto Calvo, Associação de Apicultores de Jequiá da Praia, ferramentas para que os agricultores possam ter conhecimento dos custos de produção  e terem subsidios para formular o preço de venda. Com isto esperamos ampliar os lucros dos agricultores familiares e apicultores.

Curso de Cooperativismo

O Projeto Apicultura Agroecológica Sustentável, no desenvolvimento de suas ações, realizou  no dia 12 de agosto, no Assentamento Paraná, situado no Município de Girau do Ponciano, um curso sobre cooperativismo. De acordo com o Coordenador do Projeto o Sr. Adriano Medeiros, "as capacitações em cooperativimos são importantes para ampliar a forma de comercialização dos produtos apicolas produzidos pelos agricultores, proporcionando condições dos produtores se organizarem em cooperativas, estrutura que dar maior poder de comercialização".
Mais informações click aqui...