Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania



altIMPLANTAÇÃO DE APICULTURA EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUSTENTÁVEL

Patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, o projeto de implantação de apicultura agroecológica, vem com o objetivo inicial de diversificar as atividades através da impantação da apicultura pelos agricultores familiares de 10 assentamentos da reforma agraria no Estado de Alagoas.

Atualmente o Projeto atende a 10 Assentamentos e 5 Associações e grupos de interese, totalizando 312 beneficiarios, que participam de cursos de capacitação em apicultura, cooperativismos, gestão e administração. Recebem assessoria técnica por um quadro técnico composto de 13 técnicos em agropecuária, 3 agrônomos, 3 assistênte sociais, 1 zootecnista e 1 biólogo.

O projeto leva as comunidades condições de desenvolvimento da atividade apicola com a distribuição de kit's apicolas (colméias, melgueiras, macacão, botas, luvas e outros) além da construção de casa de mel, visando o beneficiamento da produção de forma higiênica, seguindo os padrões exigisdos pelo setor de vigilância o MAPA - Ministerio da Agricultura  Pecuaária e Abastecimento. Além de todos estes investimentos a PETRORAS também investe neste projeto pensando no equilibrio dos ecossistemas, uma vez que o mesmo contempla a construção de 05 viveiros de mudas, visando à produção de mudas para a revitalização de áreas degradadas, reflorestamento de APP - Área de Proteção Permanente, Reservas Florestais, encostas, nascentes, leitos de rios e áreas de lazer com praças, parques entre outros.